O Spz Online teve acesso ao cronograma de trabalhos da Comissão Processante que investiga denúncias de corrupção por parte do prefeito Valcir Casagrande (União). De acordo com o documento, o final das investigações devem ocorrer antes do início do recesso parlamentar, além disso, serão convocadas sessões extraordinárias para dar andamento nas investigações.
A Comissão Processante foi instaurada no dia 11 de novembro, quando por 5 votos favoráveis e 3 contrários as denúncias apresentadas foram acolhidas para investigação. Na mesma data, foi realizada a primeira tentativa de intimação do prefeito , porém o mesmo não foi encontrado. Ele chegou a ir na sessão mas saiu antes mesmo do término da mesma.
De acordo com interlocutores, Casagrande estaria tentando dificultar os trabalhos da comissão. No dia seguinte, em 12 de novembro, foi realizada a primeira publicação da intimação no Diário Oficial de Contas. Uma segunda publicação foi realizada no dia 18 de novembro, com isso, Casagrande foi declarado intimado para a comissão.
Nesta terça-feira (19) se inicia o prazo de dez dias para que o acusado apresenta sua defesa prévia, esse prazo se encerra em 28 de novembro. A partir do dia 29 de novembro a Comissão Processante terá 5 dias para emitir um parecer prévio sobre as apurações.
Já no dia 4 de dezembro será realizada uma Sessão Extraordinária onde será votado o parecer prévio apresentado pelo relator, vereador Joilson Assunção (PSDB). Caso o relatório seja aprovado em desfavor de Casagrande, inicia-se a fase de instrução que terá um prazo final no dia 13 de dezembro.
Entre os dias 16 e 21 de dezembro o acusado deverá apresentar suas contra razões e no dia 22 de dezembro a Comissão começa a elaborar o parecer final e solicitará uma sessão de julgamento que pode cassar o mandato de Casagrande já na reta final do mesmo.
Comentários: