Spz Online - Sempre Ligado na Notícia

Segunda-feira, 24 de Marco de 2025

Sapezal e Região

Projeto de Lei que cria auxílio financeiro para mães atípicas passa pela Câmara de Sapezal

A medida visa apoiar financeiramente aquelas que não conseguem manter um vínculo empregatício devido à necessidade de cuidar de seus filhos ou assistidos em tempo integral. O auxílio proposto é no valor de R$ 1.200,00 mensais.

Spz Online
Por Spz Online
/ 67 acessos
Projeto de Lei que cria auxílio financeiro para mães atípicas passa pela Câmara de Sapezal
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Projeto de Lei nº 008/2025, que propõe a criação de um auxílio financeiro destinado a mães ou responsáveis legais atípicos de crianças e adolescentes com condições neurodivergentes, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi aprovado em regime de urgência nesta quinta-feira (06) pela Câmara de Vereadores de Sapezal. A medida visa apoiar financeiramente aquelas que não conseguem manter um vínculo empregatício devido à necessidade de cuidar de seus filhos ou assistidos em tempo integral. O auxílio proposto é no valor de R$ 1.200,00 mensais.

O projeto também estabelece que, em contrapartida ao recebimento do auxílio, as mães ou responsáveis deverão atuar como cuidadores em instituições educacionais municipais, como escolas ou creches, além de participar de formações e capacitações sobre TEA e outras condições neurodivergentes. A iniciativa surge a partir de um Termo de Ajuste de Condutas firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público, que busca melhorar o atendimento aos alunos neurodivergentes nas instituições de ensino municipais, considerando as dificuldades em contratar profissionais especializados.

O projeto foi enviado à Câmara de Vereadores com caráter de urgência e, após análise, foi aprovado de acordo com o Regimento Interno da Casa Legislativa. A aprovação do auxílio financeiro é vista como uma medida para minimizar dois problemas: a falta de emprego para mães ou responsáveis legais atípicos e a escassez de cuidadores especializados nas escolas municipais. Além disso, o projeto ainda prevê que as despesas com a execução da lei serão custeadas pelas dotações orçamentárias do município.

Leia Também:

Com a aprovação, a Prefeitura de Sapezal agora tem a autorização para regulamentar e operacionalizar a criação do auxílio financeiro, que deverá atender às mães e responsáveis legais de crianças e adolescentes com necessidades especiais de acompanhamento, enquanto contribuem para o processo educacional de outros estudantes com o mesmo perfil.

Comentários:
Spz Online

Publicado por:

Spz Online

Notícias direto da redação do Spz Online

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )