Spz Online - Sempre Ligado na Notícia

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
cÂMARA DE sAPEZAL
cÂMARA DE sAPEZAL

Tô On

Quando foi eleito prefeito em 1996, André Maggi exigiu que vereadores não ganhassem salários

André Maggi completaria nesta segunda-feira (03) 95 anos

Spz Online
Por Spz Online
Quando foi eleito prefeito em 1996, André Maggi exigiu que vereadores não ganhassem salários
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Da Redação

O fundador e idealizador de Sapezal, saudoso André Antonio Maggi, completaria nesta segunda-feira (03), 95 anos. A data foi lembrada pelo filho, ex-governador Blairo Maggi em publicação nas redes sociais.

O patriarca da família Maggi, falecido em 2001, veio para a região que na época pertencia a Diamantino na década de 1970, onde anos mais tarde viria a fundar a cidade de Sapezal.

Leia Também:

Em 1996, ano da fundação do município, foi eleito com 869 votos o primeiro prefeito de Sapezal, ficou apenas 2 anos no cargo, mas deixou seu legado de luta e vontade de trabalhar.

Em uma matéria publicada pelo renomado Jornal Folha de São Paulo, em 1997, Maggi foi alçado ao cargo de "novo rei da soja". A matéria ainda mostrava o estilo de vida simples levado pelo fundador. "É avesso a badalações e tem um estilo de vida simples." Diz trecho.

"Sempre em mangas de camisa, ele passa 2/3 do mês em Sapezal (MT), onde além de empresário é também o prefeito. Mora na Fazenda Tucunaré, numa casa que, até há algumas semanas, era feita apenas de tábuas de madeira.
A residência está passando por uma reforma. Estão sendo erguidas paredes de alvenaria e a sala está sendo ampliada.
Enquanto isso, o dono continua a morar nela -junto com alguns funcionários mais graduados. Não há piscinas nem quadras de tênis. O único ``luxo'' é uma pista de pouso, a alguns metros da sala."

A matéria lembra ainda, que como condição para se candidatar ao cargo de prefeito, Maggi exigiu que não tivesse um concorrente e que os vereadores eleitos não tivessem salários. Maggi ficou apenas dois anos no cargo, de acordo com pioneiros, sua gestão chegou ao fim após alguns vereadores descumprirem o combinado e exigirem salários.

Outra curiosidade apresentada na matéria, foram os dois acidentes sofridos por Maggi, um de avião em 1997, quando seu monomotor caiu com ele a bordo, próximo ao aeroporto de Curitiba. "Maggi ainda usa alguns curativos nos braços para proteger pequenas feridas de queimadura que sobraram do acidente. ``Eu voltei para apanhar minha maleta. Aí o motor explodiu e o fogo entrou pela cabine'' descreve.

Anos antes, em 1987 sofreu um acidente de carro que lhe custou anos de recuperação. Por conta dos traumas sofridos, foram 8 operações onde foram implantadas placas metálicas no lugar dos osso. "Quando já conseguia andar, voltou a Sapezal para inspecionar as obras de uma estrada que estava abrindo. ``Era chato porque a muleta afundava na terra'', relembra." 

Morreu em 22 de abril de 2001, aos 74 anos, vitima de uma parada cardíaca. Foi sepultado em sua cidade natal, São Miguel do Iguaçu - PR, mas não sem antes ser velado na cidade onde se orgulhava de ter construído.

(Fonte: Folha de São Paulo, 6 de abril de 1997, Novo rei da soja é antítese do antecessor)

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários: