Spz Online - Sempre Ligado na Notícia

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
cÂMARA DE sAPEZAL
cÂMARA DE sAPEZAL

Sapezal e Região

Unidade I de Saúde estende horário após aumento de casos de gripe em Sapezal

Unidade I irá estender o horário de funcionamento nesta quarta-feira (05), quinta-feira (06) e sexta-feira (07) até as 19h.

Spz Online
Por Spz Online
Unidade I de Saúde estende horário após aumento de casos de gripe em Sapezal
Imagem microscópica do vírus Influenza, causador da gripe / CDC/Unsplash
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Sapezal, informou por meio das redes sociais que a Unidade I irá estender o horário de funcionamento nesta quarta-feira (05), quinta-feira (06) e sexta-feira (07) até as 19h.

A mudança do horário foi necessária devido ao surto de gripe registrado em todo o país nas últimas semanas. Em Sapezal não foi diferente, centenas de casos foram registrados, fato que aumentou a demanda de atendimento na rede municipal de saúde.

Leia Também:

Pode ser uma imagem de texto que diz "Informativo Secretaria de da A Municipal Saúde informa que nos dias 05, 06 e 07 de Janeiro a Unidade de Saúde Família estenderá seu horário de funcionamento das 17h:00 as 19h:00 para atendimento de Síndrome Gripal em decorrência do aumento dos casos. Prefeitura Municipal SAPEZAL de APEZAL SECRETARIA SECRETARIAMUNICIPALDE MUNICIPAL SAÚDE DE SAPEZAL"

O vírus

Existem quatro tipos de vírus Influenza: A, B, C e D – os dois primeiros são responsáveis por epidemias sazonais em várias regiões do mundo, com circulação predominantemente no inverno e, o terceiro, causador de infecções mais brandas. Já o vírus influenza D, identificado em 2011 e isolado nos Estados Unidos em suínos e bovinos, não é conhecido por infectar ou causar a doença em humanos.

O tipo A é classificado em subtipos, como o A(H1N1) e o A(H3N2). Os nomes das cepas são definidos pelas proteínas essenciais para a capacidade de infecção do vírus Influenza, a hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N).

Existem pelo menos 18 subtipos de hemaglutininas e 11 subtipos de neuraminidases descritos pela ciência. O vírus A (H3N2), por exemplo, que tem circulado com maior predominância no Brasil em 2021, contém hemaglutinina subtipo 3 e neuraminidase subtipo 2.

“Todos os anos, as epidemias são provocadas por variantes de três vírus principais, que circulam na população humana, sendo dois do tipo A: influenza A(H1N1)pdm09 e A(H3N2), e de influenza B, que não tem subtipos, mas sim duas linhagens: Victoria e Yagamata”, explica a pesquisadora Paola Resende, da Fiocruz.

De acordo com a pesquisadora, embora haja diferenças genéticas, todos os tipos de vírus influenza podem provocar os mesmos sintomas, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga.

O infectologista Álvaro Furtado destaca que as medidas de prevenção contra a gripe são as mesmas utilizadas no combate à Covid-19.

“O uso de máscaras protege contra a Covid-19 e contra Influenza H3N2 e H1N1. Assim como lavar as mãos, evitar ambientes com grandes aglomerações, manter os ambientes ventilados e evitar contato com alguém gripado, que são medidas que ajudam a prevenir a transmissão”, afirma.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações CNN Brasil
Comentários: