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Terça-feira, 25 de Junho de 2024
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Valcir e Claudio multiplicam gastos com TV local em ano eleitoral

A nova licitação chamou atenção pelo aumento significativo do preço por minuto na programação da TV Sapezal, que subiu de R$ 280,00 para R$ 390,00, um aumento de 39% em relação ao ano anterior.

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Por Spz Online
Valcir e Claudio multiplicam gastos com TV local em ano eleitoral
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No último dia 6 de maio, a Prefeitura de Sapezal realizou uma licitação que beneficiou a TV Sapezal. A empresa JC Comunicação e Serviços Ltda, firmou um contrato no valor de R$ 682.500,00. A nova licitação chamou atenção pelo aumento significativo do preço por minuto na programação da TV Sapezal, que subiu de R$ 280,00 para R$ 390,00, um aumento de 39% em relação ao ano anterior.

O edital 017/2024, solicitado em março, previa inicialmente um valor total de R$ 750.995,00, com um preço médio por minuto de R$ 429,14. O setor de licitação realizou um balizamento de preços variando entre R$ 298,00 e R$ 569,42, resultando em um preço médio de R$ 429,00 por minuto. Entre as empresas utilizadas para o balizamento estavam a própria TV Sapezal, que ofertou R$ 298,00 por minuto, a Rede Médio Norte de Comunicação Ltda (TV Cidade Verde - Tangará da Serra), que ofereceu R$ 420,00, e a MVR Comunicações Ltda (TV Tem - SBT Tangará da Serra), que cotou R$ 569,42.

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A licitação inclui um total de 1.750 minutos na grade de programação da TV Sapezal. Desses, 1.320 minutos serão destinados à Prefeitura Municipal e 430 minutos à Câmara Municipal, que participou pela primeira vez de um certame conjunto com o executivo como órgão participante.

A TV Sapezal foi a única empresa que participou do pregão presencial, sagrando-se vencedora. Inicialmente, o orçamento do certame previa um valor médio de R$ 429,14 por minuto, mas posteriormente o preço foi ajustado para R$ 390,00, ainda significativamente acima do valor praticado na licitação do ano anterior e do orçamento encaminhado no momento do balizamento.

Vale ressaltar que desde sempre, a TV Sapezal vem sendo usada por Valcir Casagrande (União) e Claudio Scariote (Republicanos) para difundir suas ideias, não apenas se limitando à divulgação de ações da Prefeitura Municipal. Em outras palavras, a TV Sapezal é um braço importante de Casagrande e Scariote na disseminação de notícias favoráveis a atual gestão.

Outro ponto importante, é o fato de que em 2024 irão ocorrer as eleições municipais, onde Claudio Scariote já foi escolhido por Casagrande para concorrer a sucessão. O crescimento significativo dos valores a serem pagos pela administração, podem significar um fortalecimento para a campanha eleitoral. 

Se levado em conta os anos em que a JC Comunicação e Serviços presta serviços para a Prefeitura, até o momento a mesma já faturou mais de R$ 1,1 milhão.

Porém esta não é a única licitação onde a empresa se sagrou vitoriosa neste ano. Em abril, a JC Comunicação e Serviços também venceu o processo licitatório 07/2024, conquistando o direito de locar tendas e mobiliário para a Prefeitura, totalizando R$ 372.414,00. Ou seja, caso todo o montante licitado seja pago, a empresa irá faturar R$ 1.054.914, valor que equivale a mais de 95 por cento de todo o valor recebido pela TV Sapezal, entre os anos de 2019 e 2023.

O principal questionamento que fica, é em relação ao aumento significativo do minuto licitado, não apenas em relação a 2023, onde o valor partiu de R$ 280,00 para R$ 390,00. Mas também, em relação ao primeiro orçamento apresentado pela TV Sapezal durante a tomada de preços, já que o valor inicial era de R$ 298,00 e terminou com os R$ 390,00 licitados.

Outro ponto importante, são os valores apresentados pelas outras duas emissoras de TV, ambas de Tangará da Serra, que possuem uma abrangência bastante superior, na qual justifica seus preços. A Tv Tem por exemplo, possui uma abrangência de 190 mil pessoas, diferente da TV Sapezal que abrange apenas o município de Sapezal.

Desde de que foi assumiu a Prefeitura de Sapezal, Valcir Casagrande gastou pouco mais de R$ 1,2 milhão em recursos destinados para publicidade. Ao que tudo indica, em seu último ano ele pretende transformar seu amigo Bidu, proprietário da empresa, em mais um milionário.

 

 

 

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