Pais e mães de alunos que utilizam o transporte escolar na linha da Fazenda Três Coqueiros, em Sapezal, procuraram a reportagem para contestar um comunicado divulgado nesta quarta-feira (22) pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. No documento, a secretária Nelci Terezinha Rauber atribui o mau estado de conservação de parte da frota ao comportamento de estudantes, citando casos de vandalismo e deterioração dos estofamentos.
O comunicado, que traz fotos de bancos danificados e solicita a colaboração das famílias, afirma que alguns veículos chegaram a passar por reforma no início do ano e já estariam novamente destruídos. A secretária também reforça proibições relacionadas ao comportamento dos alunos dentro do ônibus.
No entanto, pais de estudantes da linha Três Lagoas afirmam que o ônibus exibido no comunicado seria o mesmo que foi utilizado como veículo substituto no dia 16 de outubro, após o ônibus principal da linha apresentar problemas mecânicos. Segundo eles, o veículo já estava em situação precária antes mesmo de ser usado pelos alunos.
Uma mãe, que preferiu não ter o nome divulgado, afirmou que os estudantes gravaram um vídeo registrando as condições internas do ônibus substituto, como forma de comprovar que os danos são anteriores ao uso atual. “O ônibus já chegou daquele jeito, não foi destruído pelos alunos”, disse.
A situação da frota de transporte escolar em Sapezal já vinha sendo alvo de críticas por parte de usuários, especialmente em áreas rurais. Em ocasiões anteriores, a administração municipal informou que estaria realizando a aquisição de novos veículos, além de um processo licitatório para locação de três ônibus, incluindo um para atender a linha da Fazenda Três Lagoas.
Até o momento, não houve manifestação oficial da Prefeitura sobre a alegação dos pais de que o ônibus exibido no comunicado seria o mesmo utilizado como veículo reserva na última semana.
A reportagem permanece à disposição para incluir eventual posicionamento complementar da Secretaria de Educação ou da Prefeitura Municipal.


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