A recente participação do prefeito de Sapezal, Claudio Scariote (Republicanos), no evento de lançamento do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), realizado em Várzea Grande na última quarta-feira (04), trouxe esperança para uma possível instalação de um campus do IFMT no município.
Com articulação da ex-deputada Rosa Neide, uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso, Scariote teve a oportunidade de subir ao palanque ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e entregar pessoalmente o projeto para a instalação do instituto em Sapezal. Esta foi a primeira vez que um político do município ganhou destaque em um evento de nível federal, como o ocorrido na última quarta-feira.
De acordo com a ex-parlamentar, o prefeito de Sapezal a procurava constantemente em busca de apoio para viabilizar a instalação do instituto no município. A insistência de Scariote gerou resultados e, após uma quebra de protocolo, ele conseguiu entregar o projeto diretamente ao ministro Camilo Santana, colocando Sapezal no radar do presidente Lula na criação de novos campi de ensino superior.
O que chamou a atenção foi que, diferentemente de outras oportunidades, Scariote não se fez de rogado e cumpriu seu papel institucional, levando uma demanda concreta a quem, de fato, pode fazer a diferença. Vale destacar também que o prefeito não integra o grupo político de apoiadores do presidente Lula. Pelo contrário, nas duas últimas eleições, Scariote foi uma figura importante na campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Sapezal.
Ainda em 2022, Scariote, que na ocasião exercia o cargo de prefeito em exercício, autorizou a construção de um prédio que custou mais de R$ 14 milhões em recursos públicos, destinado inicialmente a abrigar uma faculdade. A obra, que se encontra em fase final de construção, até então não tinha uma destinação definida, diante da dificuldade real de articulação para a instalação de uma instituição de ensino superior no local.
A vinda do IFMT para o município ainda é incerta, mas, sem dúvidas, um grande passo foi dado. O episódio demonstra que, quando as ideologias políticas são deixadas de lado e o interesse público é colocado como prioridade, os avanços se tornam possíveis.

Comentários: